sexta-feira, 30 de maio de 2008

O tão esperado... final de ano

Mais um ano terminado, assim sendo, está na hora de fazer uma breve avaliação do trabalho que foi produzido (ou não) ao longo do ano.
Para começar penso que o desenvolvimento de um Webfolio ao longo do ano foi extremamente enriquecedor, pois o gosto pelo mesmo foi aumentando progressivamente, concluo por isso que foi positivo. Conciliar duas disciplinas como TIC e Geografia so trouxe vantagen, apesar de inicio ter sido um pouco complicado, pois aprendemos mais sobre este metodo de divulgaçao e troca de informação utilizando conceitos de Geografia e teconologias das TIC.
O balanço final do Webfolio e positivo, pois não foi demasiado maçador e fez-se com facilidade e com alguma diversão.

Boas férias e boas pescadas!

Politica Ambiental na U.E.

A Comissão Europeia do Ambiente publicou na passada semana a Revisão da Política Ambiental (COM (2005)17 final, de 27 de Janeiro). O documento analisa os desenvolvimentos da política ambiental comunitária durante o ano transacto (2004) e faz recomendações para o ano de 2005, colocando especial ênfase na relação entre ambiente e economia. De seguida, ir-se-ão referir, sinteticamente, alguns dos pontos abordados nessa revisão.

De acordo com este relatório, o ambiente, incluindo a eco-inovação, é um elemento essencial da Estratégia de Lisboa, através da sua contribuição para o crescimento económico sustentável e para a competitividade a longo prazo da economia comunitária, requerendo a melhoria do uso eco-eficiente da energia e recursos (maior produtividade de recursos e redução da pressão no ambiente).

O relatório afirma existir um mercado mundial em expansão para bens e serviços ambientais e que vários estudos recentes indicam que a boa gestão ambiental está relacionada com maior eficiência, melhor desempenho financeiro e com a abertura de novos mercados.

No entanto, esta revisão aponta para que políticas ambientais isoladas não são suficientes para serem atingidos todos os benefícios ambientais, sendo necessária a integração do ambiente noutras áreas políticas e decisões sectoriais. O processo de Cardiff apresenta algumas recomendações para estimular o processo de integração, como a necessidade dos EM de assegurarem a total implementação da Directiva 2001/42/CE relativa à avaliação dos efeitos de determinados planos e programas no ambiente (efectiva desde Julho de 2004).

Em 2005, a Comissão irá publicar várias políticas ambientais, que irão moldar a política comunitária ambiental nos próximos anos, como as Estratégias Temáticas no uso de recursos, prevenção de resíduos e reciclagem, no uso de pesticidas e do solo, que procurarão fomentar a integração, assim como permitir uma simplificação da regulação.

Apesar de dever ser proposta nova legislação onde se julgue apropriado, a Comissão irá preferencialmente aumentar os seus esforços para trabalhar com os estados-membros para alcançar melhor implementação de políticas e legislação existentes.


Comentário: Na aula de Geografia quando aprofundamos o tema da U.E. falamos em algumas das suas politicas, uma delas foi a Politica Ambiental, politica esta que eu achei das mais importantes, pois todos nos sabemos e temos de estar consciencializados para o problema que é o aquecimento global e todos os outros factores negativos que a poluição nos traz.
Desta forma, escolhi este artigo porque revela algumas das medidas que a U.E. vai tomar para, pelo menos, reduzir os impactos que a poluição esta a ter e tambem a propria poluição.