A população agricola tem uma serie de caracteristicas em comun, a maior parte delas são infelizmente, pontos negativos ao desenvolvimento da agricultura no nosso país. São elas:
- Com o maior desenvolvimento dos outros sectres económicos e o aumento da oferta de emprego nos mesmos, dá-se o êxodo agrícola. O que faz com que aja uma diminuição na população activa no sector agrícola.
- O envelhecimento da população e a falta de jovens no sector agrícola dificulta em muito o desenvolvimento deste mesmo sector, pois com pessoas mais idosas torna-se mais dificil a inovação, como a formação profissional, utilização de novas técnicas e até a própria mentalidade das pessoas mais idosas se torna um entrave ao desevolvimento, pois não se querem agrupar a outros agricultores tirando assim vantagens por terem terrenos maiores.
- A falta de instrução é outro grande problema, isto também devido ao facto da população ser muito idosa.
- O papel da mulher começa a ganhar importância mais ainda não existem dados para fins estatísticos, isto apesar de ser muito importante neste sector.
sábado, 20 de outubro de 2007
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
1 comentário:
um bom post! apresentas-te bem alguns dos factores mais negativos que afectam a agricultura portuguesa, apresentas-te um dos que eu acho mais importantes, que é o envelhecimento da população que trabalhar neste sector e que acaba por dificultar o desenvlvimento da mesma.
continua!
Enviar um comentário